IX Semana Universitária
 

Apresentação

 

A Semana Universitária da UNIFIMES, criada a partir dos esforços da comunidade acadêmica, teve desde a sua primeira edição, o propósito de divulgar o vasto conjunto de ações executadas dentro e/ou em conjunto com o Centro Universitário, que em diferentes momentos reforçam a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.

Com esta mesma filosofia surge a IX Semana Universitária: VIII Encontro de Iniciação Cientifica, I Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, II Olimpíada UNIFIMES e Mostra das profissões – 2014.

Neste ano, o objetivo da semana é promover a reflexão sobre a Ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento social demonstrando seu enfoque com o ensino, pesquisa, extensão e ação comunitária. Os trabalhos serão articulados em forma de palestras; mini cursos, mostras, oficina e outros recursos que possibilitem a troca de experiência.

O VIII Encontro de Iniciação Científica e a I Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, complementam os trabalhos da IX Semana Universitária no momento que se propõem a divulgar os trabalhos de pesquisa realizados por pesquisadores desta instituição juntamente com seus discentes e na maioria das vezes vinculados a parcerias com outras instituições. Portanto, para o êxito da IX Semana Universitária da UNIFIMES- 2014 descrevemos seus objetivos e forma de participação.

Objetivos:

  • Integrar o Centro Universitário e a comunidade local.
  • Promover a visibilidade dos projetos e programas na área de extensão, ensino, pesquisa e ação comunitária, visando o fortalecimento dos vínculos com a sociedade atual.
  • Realizar entre os participantes a troca de experiências, informações e conhecimento entre os temas trabalhados.
  • Envolver professores e acadêmicos em suas áreas, para que através de suas experiências possam apresentar à comunidade os seus conhecimentos, com a demonstração dos seus trabalhos.
  • Através VIII Encontro de Iniciação Cientifica estimular professores-pesquisadores a envolver acadêmicos de graduação no processo de investigação científica, contribuindo para a qualificação desses profissionais.
  • Desenvolver o pensamento científico dos acadêmicos, dando oportunidade aos mesmos de realizarem suas pesquisas.
  • Através da "Feira de ciência e tecnologia para o desenvolvimento social", realizada em conjunto com as empresas locais, envolver a população com atividades de ciência e tecnologia levando ao conhecimento da população o que estamos contribuindo para o desenvolvimento social.
  • Através da Mostra das Profissões, possibilitar a aproximação entre os estudantes do ensino médio e a UNIFIMES como estratégia de estímulo para acesso ao ensino superior, além de mostrar o que a instituição tem a lhe oferecer;
  • Promover a interação com ações e atividades culturais;